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3.2.1 Gestão imobiliária
Setor de Desenvolvimento Humano antes. |
Setor de Desenvolvimento Humano depois. |
Complementarmente, já estão em desenvolvimento os estudos técnicos para a construção e/ou aquisição das sedes das Promotorias de Justiça em Tubarão, Chapecó e Joinville. E, em São José, continuam as negociações com o Judiciário para ampliação dos espaços destinados ao Ministério Público. Também estão sendo alugados dois outros imóveis nas cidades de Chapecó e Curitibanos para funcionamento de Promotorias de Justiça, juntamente com os respectivos serviços de apoio.
Por outro lado, foi solicitado oficialmente, em 2012, que os Promotores de Justiça indicassem, para efeito de ampliação ou adequação do espaço físico das respectivas Promotorias, até três prioridades, cuja execução, segundo critérios técnicos e objetivos, está programada para o exercício de 2013, na medida das possibilidades técnicas e financeiras, sendo que algumas já se encontram em execução.
Também já foi aprovada a proposta de aquisição de quatro lotes no complexo do Sapiens Parque, em Canasvieiras, para a construção da sede do CEAF e do Centro Cultural do Memorial do Ministério Público, além da instalação de unidades ligadas à área de tecnologia da informação, datacenter e do Centro de Documentação do Ministério Público, concentrando informações e documentos para pesquisas acadêmicas e de interesse institucional.
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3.2.2 Tecnologia da Informação
Foram muitos os avanços ocorridos na área de Tecnologia da Informação, desde a ampliação da rede até o aumento e substituição de equipamentos por outros de geração mais recente e revisão de contratos de fornecimento de serviços. As medidas adotadas e o substancial volume de recursos investidos já exibem resultados positivos: reduziram-se custos e embaraços, a rede se tornou mais estável e veloz na troca de dados e aumentou a confiabilidade nos sistemas.
Uma das primeiras medidas foi constituir uma comissão técnica para acompanhar o contrato firmado com a SOFTPLAN, em 12.04.11, para desenvolvimento do Sistema Integrado de Gestão Administrativa – SGA, a qual verificou que o escopo do projeto continha funcionalidades não essenciais e não contemplava outras, que eram imperativas para a integração do sistema e pelas quais a empresa pretendia cobrar um preço adicional de R$ 845.004,00, como se fossem novas funcionalidades. Diante disso, a Administração suspendeu a execução do contrato e criou um grupo paritário (MPSC/empresa), para redefinir o escopo do projeto, o que resultou na inclusão de todas as funcionalidades necessárias, incluindo o Protocolo Unificado, sem alteração do valor original do contrato. Atualmente o Protocolo Unificado está em operação na SGMP, Gabinete do PGJ e COAD, e será implantado em todas as unidades do MPSC no Estado. Estão em fase de implantação, por outro lado, os módulos de Patrimônio, Almoxarifado e Frota. E, em customização, os módulos de Compras, Licitações, Finanças e Contratos, com conclusão prevista para junho de 2013.
Também reativamos, em 2012, o software “BS3” — que fora adquirido em 2005 e se encontrava desativado —, com que será possível monitorar a execução dos projetos e ações contemplados no Planejamento Estratégico, aferindo, a partir dos indicadores estabelecidos, a consecução das metas estabelecidas, permitindo também o acompanhamento por parte dos integrantes do Ministério Público e da sociedade, por intermédio da home page oficial da Instituição, nos moldes preconizados pelo CNMP.
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Hoje já está disponibilizado, on line, um pacote de obras jurídicas, que integram a Biblioteca Digital, e se encontra em andamento o processo para aquisição de tablets, com a finalidade de simplificar as atividades das Promotorias e Procuradorias de Justiça, facilitando consultas, pesquisas e aplicações, até mesmo durante as audiências. Iremos, em seguida, implantar a Biblioteca Virtual, que consiste na digitalização do nosso acervo, para disponibilização de seu conteúdo a todos os membros da Instituição. Também implantamos, na estrutura do CEAF, o Ambiente Virtual de Aprendizagem, a fim de a viabilizar o início das atividades do Centro de Educação a Distância, de grande valia no processo de aperfeiçoamento de Membros e Servidores.
Sabe-se que a evolução tecnológica segue acelerada, motivo pelo qual a necessidade de atualização e de capacitação profissional representa uma demanda constante. Diante disso, serão mantidos os níveis de investimentos em patamares capazes de garantir o aperfeiçoamento permanente dos nossos sistemas, especialmente o SIG, bem como a capacitação dos Membros e Servidores, sem descurar da troca sistemática dos equipamentos, na medida em que forem superados pela evolução tecnológica.
Especificamente em relação ao SIG, encontra-se em estudo um elenco de alternativas para melhorá-lo, destacando-se a alteração do contrato atualmente em vigor com a SOFTPLAN, com a inserção de metas e cláusulas mais rígidas e a inserção, no rol dos produtos oferecidos, da geração de relatórios no sistema Qlikview.
CPD antes de reformulação. |
CPD após reformulação. |
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